saber com gosto: A Pizza | pisabell
x
Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais
saber com gosto: A Pizza
A História da pizza começa há mais de 5000 anos com os Egípcios que misturavam trigo e amido na água para assar em fornos rústicos.
A massa era chamada de “pão de Abraão” ou há 3000 anos com os gregos ao criarem pães muito parecidos com os Árabes actuais recebendo o nome de “piscea”.
Os Fenícios , três séculos antes de Cristo, costumavam acrescentar coberturas de carne e cebola ao pão.
Os turcos muçulmanos adotavam esse costume durante a idade média e, por causa das cruzadas, essa prática chegou à Itália pelo Porto de Nápoles, sendo , em seguida, incrementada, dando origem à pizza que conhecemos hoje.
 
Inicialmente era um alimento de pessoas humildes do sul de Itália recebendo o nome de “ Picea” que indicava um disco de massa assada com ingredientes,  por cima . Ingredientes  muito baratos  e abundantes, toucinho, peixes fritos, tomate e queijo.
 
A mais antiga pizaria que se conhece está em Nápoles, “Port'Alba”foi fundada em 1830,  onde em 1889 o rei Humberto I e Marguerita de visita à cidade quiseram provar tal iguaria. Por ser comida de pobre não ficava bem à nobreza ir à pizaria pedindo então que a piza lhes fosse entregue em casa. Dando assim origem à piza para entrega. Modernamente designada por “ Take Away “.
O pizzaiolo preparou-a cobrindo-a com manjericão; mozarela e tomate , ingredientes de cores iguais às da bandeira Italiana, para homenagear as altezas reais.
A fama da receita correu o mundo e o estabelecimento passou a ser ponto de encontro de artistas famosos da época tais com Alexandre Dumas, que inclusive, citou variações de pizzas em suas obras.
 
Tipos de pizza
A variedade de coberturas que se pode colocar sobre uma pizza é quase infinita, entretanto, algumas preparações são tradicionais e têm fiéis seguidores:
Margherita: queijo mozzarella e folhas de manjericão (nomeada em homenagem à princesa-consorte Margarida de Saboia).
Mozzarella: tomate, queijo mozzarella, orégano e azeitonas pretas;
Portuguesa: queijo mozzarella, tomate, calabresa, presunto, cebola, pimentão, ovos cozidos e azeitonas pretas e/ou verdes;
Calabresa: tomate, linguiça (chouriço) calabresa, cebola e azeitonas pretas;
Toscana: tomate, queijo mozzarella misturada com linguiça (chouriço) toscana moída e azeitonas pretas;
Pepperoni: tomate, queijo mozzarella, rodelas de salame pepperoni e azeitonas pretas;
Quatro queijos: tomate, queijos mozzarella, gorgonzola, parmesão e Catupiry, e azeitonas pretas (há variações em três, cinco e seis queijos);
Pomodoro: tomate, queijos mozzarella e parmesão ralado, alho e azeitonas pretas;
Alice ("anchova" em italiano): tomate e anchovas.
voltar