Pasta Italiana | pisabell
x
Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais
A Cor do Ouro e um Coração como uma Jóia

Uma Paixão por fazer pasta desde 1890

F. Divella S.p.A. tem vindo a produzir pasta de sêmola de trigo duro há mais de 100 anos. De facto, em 1890, o nosso fundador Francesco Divella, construiu o seu primeiro moinho de trigo em Rutigliano (perto de Bari, no Sudeste italiano), uma pequena comunidade agrícola no coração das vastas planícies apulianas, que tem sido a maior área de crescimento de trigo duro na Itália há séculos.

O nosso principal objetivo é, e sempre tem sido, dar aos nossos clientes verdadeiros produtos de qualidade superior: uma prioridade que envolve todas as fases de produção e que necessita uma evolução tecnológica permanente para adotar os melhores métodos de produção de vanguarda. Com efeito, Tradição, Experiência e Tecnologia são os ingredientes principais da nossa pasta deliciosa e de qualidade superior. Os resultados sempre foram encorajadores, com um aplauso crescente dos consumidores. De facto, as vendas sempre crescentes são a prova de que os nossos clientes apreciam os nossos produtos com o seu excelente rácio qualidade-preço.

A nossa qualidade é obtida, primeiro, por selecionar cuidadamente a matéria-prima usada e, depois, seguir escrupulosamente todos os passos que envolvem a produção e embalamento da pasta, garantindo que são efetuados com todo o respeito pelos requerimentos mais severos e também que tudo isto é feito nas melhores condições higiénicas e sanitárias possíveis para garantir 100% de segurança alimentar (o núcleo da nossa crença na pasta, que sempre esteve connosco desde o início).

 

Para garantir que os nossos produtos respeitam sempre as regulações e padrões europeus envolventes e para ir totalmente ao encontro das expectativas dos nossos clientes, uma das nossas prioridades é a “satisfação do consumidor” de todas as maneiras possíveis, desde a qualidade do produto em si ao embalamento e aos requerimentos específicos do mercado e do ambiente. Para isto, para além do nosso Sistema de Qualidade ISO 9001:2000, introduzimos também recentemente um sistema para o Respeito pelo Ambiente: UNI EN ISO 14001:2004 que cobre todas as nossas fases produtivas.

Na base da nossa atividade diária estão os princípios que são a parte integral da nossa cultura, crença e “ADN Divella”: a saúde dos nossos consumidores, respeito pelo ambiente e por todas as leis de saúde e segurança no trabalho existentes hoje na Europa, pois estamos cientes da nossa responsabilidade moral e social para com as comunidades locais.

Duzentas e oitenta pessoas, animadas pela nossa “Paixão Mediterrânea”, trabalham juntas para fazerem as nossas 6 fábricas modernas trabalhar em Rutigliano e Noicattaro, onde todos os dias produzimos 1200 toneladas de sêmola de trigo duro (dois moinhos para trigo duro), 350 toneladas de farinha de trigo suave (um moinho para trigo suave), 850 toneladas de pasta de sêmola de trigo duro (uma grande fábrica de pasta), 15 toneladas de pasta fresca (uma fábrica de pasta fresca) e 20 toneladas de biscoitos (uma fábrica de biscoitos).

Os nossos moinhos usam trigo duro crescido e amadurecido no sol quente de Apulia, selecionado cuidadosamente, transformando-o em sêmola que usamos para produzir toda a nossa pasta, que inclui: spaghetti, rigatoni, a nossa famosa orecchiette, a nossa pasta de ovo, a nossa pasta transformada em cor de bronze, pasta de trigo na totalidade e por fim mas não menos importante, a nossa pasta com vegetais desidratados (malagueta, alho e manjericão, tomate e espinafre). Ao todo temos mais de 150 formas de satisfazer até o mais exigente dos consumidores.

E isto não é tudo. Também oferecemos uma série de produtos de tomate para complementar a nossa pasta: tomates pelados enlatados, “polpas”, tomate cortado em pedaços, tomates cereja, rodelas de tomate, molhos e enlatados de tomate esmagado. Todos eles são típicos do melhor na cozinha tradicional italiana e permitem aos nossos clientes provar o que a melhor tradição tem para oferecer.

Acreditamos que comer deve ser um prazer e isso significa escolher produtos genuínos que garantam uma dieta saudável e equilibrada: de facto, temos uma gama de farinha de trigo suave e de sêmola de trigo duro para fazer pão e bolos, arroz, biscoitos, queques, legumes enlatados, azeite extra virgem, vinagre balsâmico, polenta e cous cous. Todos estes produtos aderem estritamente ao nosso critério de qualidade à produção mas com o preço altamente competitivo típico de todos os nossos produtos.

 

E qual a razão por trás disto? O nosso desejo de espalharmos a todo o mundo o que nós e os nossos consumidores acreditamos ser produtos deliciosos e de qualidade superior que contribuem para um programa alimentar saudável. Hoje, a nossa empresa, a entrar na quarta geração, continua ainda a concentrar os seus esforços e a procurar constantemente a alta qualidade. Isto foi, é e sempre será o nosso compromisso diário para que aqueles que procurem os sabores genuínos do passado os possam sempre encontrar.

 

Pasta italiana – A cor do ouro e um coração como uma jóia

Quando dizemos “pasta” o que estamos mesmo a dizer é “Itália”. A qualidade e a tradição antiga entraram na fabricação da pasta, um dos produtos mais típicos do nosso país e um emblema do estilo italiano por todo o mundo. Para além disso, falar de pasta no estrangeiro quer mesmo dizer que se está a falar de uma forma de vida italiana, profundamente enraizada na tradição italiana, com o seu marcado espírito de invenção ao enfrentar a vida do dia-a-dia. Pasta é uma expressão da nossa história, da nossa capacidade de transformar simples massa feita de farinha e água numa indústria que hoje representa a identidade nacional italiana. Da sua origem em terras italianas, esta Rainha da cozinha italiana fez um longo caminho. A pasta aparece em incontáveis livros, filmes e obras de arte e tem sido até uma fonte de inspiração para os designers de moda que se têm sentido tentados a interpretar as suas qualidades. Em suma, a pasta tem tomado um papel de importância internacional durante muito tempo e, junto com a moda italiana representa hoje os produtos de excelência “Made in Italy”. Mas o seu coração é ainda e acima de tudo italiano, pois a fabricação de pasta na Itália ainda é vista como uma arte, transmitido entusiasticamente de século para século.

 

A Civilização do Trigo

A pasta já era uma especialidade nas terras italianas na época Etrusca quando os métodos para fazer lasagna já eram conhecidos.

Na Roma Antiga, a pasta fresca era muito conceituada, tanto, que foi mencionada por Horácio nas suas Sátiras; mais tarde, a pasta seca foi descoberta pelos árabes que deixavam a massa de farinha e água secar para se poder manter mais tempo. De novo graças aos árabes, nos tempos medievais, diferentes tipos de formas de pasta começaram a ser utilizadas em Itália, tais como “vermicelli” e “maccheroni”, tão deliciosas que cedo se espalharam da Sicília para serem utilizadas por todo o país. Nessa altura a pasta não era ainda um prato italiano habitual, pois era principalmente consumido pelas classes mais pobres.

 

Foi só no século XIX, na época do “Risorgimento”, que a pasta começou a subir de status e a ser saboreada pela aristocracia. Muitas inovações apareceram durante este século, novas máquinas surgiram na produção e elaboração de produtos de pasta, que também se desenvolveram enormemente graças ao espírito inventivo dos manufatureiros e chefes. Esta união feliz levou à criação de uma vasta variedade de formas e de regalos para surpreender os consumidores, que eram muito a favor deste reavivar de receitas da tradição popular. O que nos leva à história dos nossos tempos. E agora, porque não fazemos um belo prato de pasta?

 

A História do Trigo Começa com Simples Ouvidos

A pasta é feita somente amassando farinha de trigo duro com água; a produção de pasta é regulada por leis específicas, em Itália.

O trigo duro pode ser lavrado em áreas frias ou quentes, desde que o clima seja semiárido. No botão e na parte que rodeia o grão de trigo estão concentradas todas as substâncias nutritivas: proteínas, enzimas e Vitaminas do grupo A, mais Viatminas B e E.

 

Uma Variedade Diferente para cada Prato de Pasta

A pasta pode ser usada com sucesso em todos os diferentes tipos de receitas.

Os cozinheiros de pasta são conhecidos em todo o mundo pela sua imaginação e estão sempre a surgir com novas variedades que se adaptem à sua arte culinária criativa.

A pasta vem hoje numa variedade infinita de formas e tamanhos, dos clássicos padronizados a géneros mais exóticos, e pode ser escolhida de acordo com o humor particular da pessoa para adicionar um toque original a uma receita padrão ou para tornar a apresentação de um prato especial mais divertida.

A pasta italiana é um prazer de contemplar e de saborear e vai pôr sempre toda a gente no estado de espírito certo à hora das refeições!

 

Um Mundo de Pasta

Do spaghetti ao “tagliolini” (fitas longas), do “rigatoni” (tubos) ao “farfalle” (laços), a pasta vem em muitas formas diferentes. Há hoje em dia mais de 300 variedades: com uma escolha tão vasta para satisfazer até o gosto mais particular, a qualidade da pasta supera-se sempre, embora mude de nome.

 

Boa Saúde através de Comer Saudável

A dieta mediterrânea elevou a pasta a níveis de sucesso internacional, também justificado por uma dieta racional. A pasta tem de facto, muitas virtudes. A quantidade de calorias na pasta é de cerca de 360 kcal – 1506 kcal por cada 100 gramas e a sua percentagem de gordura é consideravelmente baixa (menos de 2%).

É também muito facilmente digerida e é uma das maiores fontes de hidratos de carbono, essencial para o fornecimento de energia que o nosso corpo precisa para funcionar corretamente. Como não é particularmente rica em proteínas, pode ser combinada com segurança com outros ingredientes na preparação de inúmeras refeições com apenas um prato, providenciando nutrição total (peixe, carne, vegetais e gorduras vegetais tais como azeite não cozinhado). Disfrute da pasta experimentando as nossas sugestões de receitas.

 

Dicas úteis para cozinhar pasta de última geração

A pasta pode ser saboreada da melhor forma quando cozinhada corretamente.

A primeira regra de ouro é cozinhar a pasta “al dente”, por outras palavras, nem muito crua nem muito cozida, porque desta forma a pasta é melhor digerida. Para provar a pasta no seu melhor siga estes princípios básicos e tempos de cozedura:

1.       Encha uma panela grande com muita água (um litro por cada 100 gramas de pasta), adicione sal (10 gramas por cada litro de água) e deixe ferver.

2.       Prepare a quantidade certa de pasta (aproximadamente 100/120 gramas por pessoa).

3.       Quando a água ferver, adicione a pasta à panela.

4.       Deixe ferver outra vez e deixe a pasta cozer, mexendo de vez em quando, durante o tempo certo indicado no pacote.

5.       Escoe a pasta num coador, disponha-a num prato de servir e combine com o molho à sua escolha. Mexa bem e sirva quente.

Como comer spaghetti ao estilo italiano:

1.       Enterre o garfo no spaghetti.

2.       Apanhe algum spaghetti no garfo.

3.       Enrole o spaghetti no garfo usando a borda do prato como suporte se necessário.

Se no início achar complicado, não perca a calma. Tudo o que necessita é de alguma prática para começar a comer pasta como um verdadeiro italiano!

voltar